nutricao.org

nutricao.org

Login



Vitamina C E-mail

Essencial para síntese do colágeno, uma das proteínas mais abundantes do organismo, constituindo de 25% a 30% da proteína total e cerca de 6% do peso total do corpo, a vitamina C é também indispensável no metabolismo do ferro e da hemoglobina. Possui ainda acentuada ação desintoxicante a sua carência severa pode produzir o escorbuto. Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C foi isolada pela primeira vez do suco do limão em 1932, é uma vitamina de uma estrutura bem simples, lactona de um ácido-açúcar.

Esta vitamina é necessária para a dieta de apenas alguns animais como o homem, macacos, cobaias, alguns peixes e certos invertebrados. Ela pode ser sintetizada por muitos animais superiores e por muitas plantas, a partir da glucose. A vitamina C presente no alimento e quase totalmente destruída pelo cozimento, quanto a sua importância como coenzima sabe-se que ela age como cofator na hidroxilação enzimática da prolina para hidroxiprolina, porém não é exclusiva.

Fontes:

Legumes e frutas frescas, laranja, limão, mamão, caju, goiaba, kiwi, acerola, alho, pimenta, cebola, romã, maçã, tomate, morango, tangerina, mexerica, manga, uva, couve-flor, couve-de-bruxelas, repolho.

 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack