nutricao.org

nutricao.org

Login



Vitamina C E-mail

Essencial para síntese do colágeno, uma das proteínas mais abundantes do organismo, constituindo de 25% a 30% da proteína total e cerca de 6% do peso total do corpo, a vitamina C é também indispensável no metabolismo do ferro e da hemoglobina. Possui ainda acentuada ação desintoxicante a sua carência severa pode produzir o escorbuto. Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C foi isolada pela primeira vez do suco do limão em 1932, é uma vitamina de uma estrutura bem simples, lactona de um ácido-açúcar.

Leia mais...
 
Vitamina B12 (cobalamina) E-mail

A vitamina B12 é produzida exclusivamente por determinados microrganismos, ela é necessária ao homem em pequenas quantidades, sendo que a carência desta vitamina pode levar a anemia perniciosa. Esta doença deve ser compreendida como uma incapacidade do organismo em absorver esta proteína a partir do alimento. Esta incapacidade está relacionada à falta de uma glicoproteína do suco gástrico, denominado do fator intrínseco, que se liga a vitamina B12 e a transporta para as células intestinais.

Leia mais...
 
Vitamina B9 (acido folico) E-mail

Conhecido também como ácido pteroliglutâmico ou folacina, esta vitamina é encontrada em muitos vegetais, sendo um fator de crescimento muito importante pra os mamíferos. Sua deficiência provoca uma limitação do crescimento muito e vários tipos de anemia. É formado por uma pteridina substituída,um ácido p-aminobenzóico e um ácido glutâmico .Como coenzima o ácido fólico participa na transferência de grupos de um tipo de carbono utilizado na biossíntese de purinas da tiamina.

Leia mais...
 
Vitamina B6 (piridoxina) E-mail

As coenzimas da vitamina B6 participam de muitas e diferentes reações enzimáticas onde os aminoácidos ou aminogrupos são transformados ou transferidos, coma a transaminação (transferência de um grupamento amino de um aminoácido para o carbono a de um a-acetoácido. Sua falta provoca dermatite, inflamação da pele e mucosa, depressão, estresse, insônia, nervosismo. Suas principais funções permite a assimilação das proteínas e das gorduras, anticorpos, controle do diabete, equlíbrio dos níveis de Na e K, tpm, sintomas da menopausa.

Fontes:

Carne de boi e porco, fígado, cereais integrais, batata, banana, beterraba, repolho, farelo de trigo arroz, milho, gema de ovo, levedo de cerveja e peixe.

 
Vitamina B5 (acido pantotenico, coenzima A) E-mail

Fator de crescimento que contém enxofre, esta vitamina, reconhecida como coenzima , é sintetizada por vegetais e microrganismo, mas não pelos animais que devem incluí-la em sua dieta. Como coenzima o ácido pantotênico faz o transporte dos grupamentos acila em muitas reações enzimáticas envolvidas na oxidação doa ácidos graxos, como a síntese de ácidos graxos a oxidação do piruvato e acetilações biológicas.

Leia mais...
 
Vitamina B3 (Niacina ou PP) E-mail

A niacina (ácido nicotínico), como um componente das coenzimas I e II relacionadas a fermentação alcoólica do açúcar pelos extratos de levedo. O ácido nicotínico é um fator nutricional capaz de reduzir os sintomas da pelagra, no homem, e pela língua preta em cães. A niacina pode ser sintetizada por muitos animais e plantas, a síntese se dá a partir de precursores como o triptofano. Animais cuja dieta é pobre em triptofano apresentarão deficiência de niacina, se esta não for administrada a partir de fontes exógenas.

Leia mais...
 
Vitaminas B2 (Riboflavina) E-mail

Reconhecidos pela primeira vez como pigmentos amarelos encontradas em tecidos animais, ovos e leite, a riboflavina foi reconhecida como fator de crescimento necessário a muitos mamíferos. Esta vitamina derivada de isoaloxazine é sintetizada por todos os vegetais e por muitos microrganismos. Os animais superiores não a sintetizam, devendo obtê-las de fontes exógenas. A riboflavina atua como coenzima na oxidação de nucleotídeos da piridina reduzida.

Leia mais...
 
Vitamina B1 (Tiamina) E-mail

Esta vitamina é formada por uma pirimidina substituída, que está unida a tiazol combinado através de uma ponte metilênica. A tiamina é necessária na dieta de muitos vertebrados, e sua deficiência causa o berbéri (atrofia muscular) no homem e a polineurite nos pássaros. Nas células a tiamina aparece na forma de pirofosfato de tiamina ou tiamina-pirofosfato, substância que funciona como coenzima no fluxo do metabolismo dos carboidratos. a tiamina sozinha leva a descarboxilização não enzimática do piruvato, produzindo acetaldeído e CO2.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

Página 1 de 2
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack