nutricao.org

nutricao.org

Login



Proteína animal E-mail

São elementos estruturais imprescindíveis a todas as células. Na falta de carboidratos e gorduras, as proteinas agem como elementos energéticos, mas de baixo rendimento. Dentre todas as moléculas orgânicas, as proteinas estão entre as mais abundantes e as maiores importância, daa a sua grande diversidade estrutural e a suas diversas funções biológicas.

As proteínas são compostas por vinte aminoácidos, dos quais oito não são sintetizados pelo organismo humano, chamados “essenciais” (triptofano, lisina,

metionina, valina, leucina, isoleucina, finilalanina, treonina). Por este motivo, quanto mais aminoácidos essenciais a proteína tiver, mais “nobre” será o alimento. Os produtos de orígem animal são, neste sentido os mais nobres. São fundamentais na constituição e construção do ser humano.Formam o arcabouço de todo o corpo (esqueleto, músculo, pele, etc).São constituintes básicos dos órgãos (coração, pulmões, rins, intestino,etc) e do sangue. São essenciais no crescimento.Constituem componente importante do leite materno. Repõem o desgaste natural dos tecidos (perda proteica diária). Formam substâncias capazes de auxiliar o organismo tanto no seu funcionamento como em sua defesa contra as enfermidades (enzimas e anticorpos).

Fontes: carnes, vísceras, peixes, ovos, leite e derivados (queijos, iogurtes, colhadas, etc.).

 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack