nutricao.org

nutricao.org

Login



Obesidade E-mail

É uma doença crônica, causada por uma série de fatores, representa um problema caracterizado por um excessivo acúmulo de gordura nos tecidos , se trata de um distúrbio que além dos problemas de natureza estética e psicológica, constitui um importante risco para a saúde, e quando não corrigido, danifica o coração e as artérias, o fígado e as artiulações e o sistema endócrino.

Uma pessoa pode ser definida obesa quando o seu peso corpóreo supera a 20% do seu peso ideal.

A estabilidade do peso corpóreo nos indivíduos normais é garantida pelo equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas com a dieta e a quantidade de calorias queimadas pelo organismo, quando essa combinação se desequilibra e a quantidade de calorias ingeridas supera as calorias eliminadas, as calorias em excesso ficam acumuladas no tecido adiposo sob forma de gordura.

O estresse pode elevar a pressão arterial, então: procure enfrentar os problemas com tranqüilidade, não se irrite à toa, a diversão é muito importante, O obeso deve reservar um tempo para fazer o que gosta, ficar com os amigos, mais deve diversificar suas atividades físicas, assim vai estar cuidando da saúde física e mental.

Atividades físicas

A atividade física fortalece o organismo, ajudando a evitar várias doenças futuras. Praticando exercício físico regularmente (ao menos dia sim, dia não, isso vai garantir uma boa saúde e um corpo saudável.Uma boa dica é começar com uma atividade que dê prazer, andar, pedalar, nadar, dançar, futebol, basquete etc.

Alimentos

Quem tem tendência a obesidade deve: reeducar seus hábitos alimentares e fazer as refeições na hora certa, Quanto mais vazio o estômago estiver mais vontade de comer guloseimas a pessoa vai ter. Comer mais frutas, verduras e legumes, eles são ricos em vitaminas e minerais, contribuindo num bom funcionamento do corpo. Deve saborear mais os alimento, comendo devagar e mastigando bem, procure comer sempre as quantidades necessárias, evitando numa refeição comer muito pouco e em outra comer demasiadamente, uma alimentação desequilibrada altera e muito o metabolismo. Bala, doces, bolachas recheadas são as chamadas "calorias vazias", não tem valor nutritivo e engorda. Beba pelo menos 8 a 10 copos de água por dia, além de hidratar o corpo, contribui para uma pele e cabelos mais saudáveis e bonitos. Praticando exercícios físico, diminui a ansiedade de se alimentar constantemente. Evite bebidas alcoólicas.

Reeducação alimentar

Preste atenção nos diferentes sinais que seu corpo emite, como sinal de fome, de gula, sede, sono, cansaço, alegria, tristeza, etc. Tem que aprender a se conhecer e comer, para alimentar apenas seu corpo. Não se inspire em outros, cada pessoa é única na forma de ser e de se alimentar também. Não deve fazer uma reeducação alimentar um ato público, pois sempre alguem vai lhe criticar, ou dar sugestões que vai acabar te atrapalhando. Você é dono de si próprio, comprometido com seus propósitos e não aos outros. Você não está de dieta, está aprendendo a se alimentar de forma correta, saudável, inteligente, prazerosa, ingerido quantidades necessárias para o funcionamento do organismo, e não deixando de comer determinados alimentos. Uma reeducação alimentar é: se alimentar de forma consciente, equilibrada, em quantidades moderadas para vida inteira

 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack