nutricao.org

nutricao.org

Login



Terapia Nutricional E-mail

As terapias de nutrição enteral (NE) e parenteral (NP) compreendem um conjunto de procedimentos terapêuticos (Agência Nacional de Vigilância Sanitária,2000). O uso dessas terapias implica necessariamente na seleção, preparo e administração de fórmulas enterais e parenterais em um ambiente especialmente desenvolvido para esse objetivo. também pressupõe a disponibilidade de profissionais da saúde adequadamente treinados e qualificados para prescrever e participar de um trabalho multidisciplinar.A pratica dessas terapias é considerada em programa de saúde que exigem sua implementação em unidades hospitalares, despesas envolvidas em controle de qualidade e possíveis complicações tais como aquelas relacionadas à contaminação de formulas enterais e parenterais (Silva,1995).

A Nutrição Enteral (NE) abrange o suporte nutricional para pacientes incapazes de consumir nutriente suficientes por via oral. A via enteral é a primeira opção terapêutica na intervenção nutricional, preservando da estrutura fisiológica do trato gastrintestinal (TG), pode modificar a resposta de estresse e melhorar a evolução clinica final do paciente. A TNE objetiva manter ou recuperar o estado nutricional do paciente e quando empregada em pacientes graves, visa fornecer substratos para atender a demanda de nutrientes (Neto,1993). As dietas enterais artesanais constituíram um marco na nutrição enteral, surgiram varias tentativas de definir fórmulas que pudessem ser empregadas com segurança na prática clínica. O custo quase sempre elevado das dietas industrializadas e o reduzido orçamento dos hospitais, exige dos nutricionistas a opção pela dieta artesanal, num exercício da técnica dietética (Henriques & Rosado, 1999).

Reconhecida a necessidade do suporte nutricional, a alimentação enteral é apropriada para indivíduos cuja a ingestão oral é inadequada ou insuficiente para atender as necessidades nutricionais, (Cuppari, 2002). Há necessidade na maioria das vezes de requerimentos maior de alguns oligoelementos em razão das variações em seus níveis em resposta ao trauma, às infecções e possivelmente a uma série de outras circunstâncias clínicas (Serpa et al, 2003; Monteiro et al, 2004). O valor nutricional de uma alimentação enteral é essencial para a terapia de um pacienta. Os níveis de nutrientes, razões de macro e micronutrientes e a densidade calórica, devem ser estabelecidos sob medida para atender as necessidades de cada paciente (waitzberg,2000).

O suporte nutricional iniciado precocemente pode auxiliar na redução da freqüência e severidade das manifestações clínicas da doença, prevenindo a desnutrição e melhorando a qualidade de vida dos pacientes imunodeprimidos, geralmente apresentam alterações celulares que impedem o fornecimento e a assimilação adequada de nutrientes, resultando em perda ponderal e deterioração do estado nutricional. com a evolução da doença o paciente passa apresentar infecções oportunistas e manifestações decorrentes do hipermetabolismo da desnutrição protéico-calórica, com perdas acentuadas do peso corporal e da massa muscular (Augusto & Zuccaro et al, 1999).

Referências bibliográficas:

 

Brasil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução o63, de 6 de julho de 2000.

Silva, TL. Produtividade nos serviços de saúde. São Paulo, Faculdades Getúlio Vargas 1995.

Neto, F.T. Necessidades Nutricionais, 2º ed. Rio de janeiro: Guanabara koogan, 1993, 472p. cap 5.

Henrique GS, & Rosado GP: Formulação de dietas enterais artesanais e determinação da osmolaridade pelo método crioscópico. Dez, 1999, vol 12 Rio de Janeiro.

Cuppari, L. Nutrição Clínica no Adulto. 1º ed. São Paulo: Manoli, 2002.

Serpa LF, Kimura J et al. Efeitos da administração contínua versus intermitente da nutrição enteral em pacientes críticos. 2003 Rio de Janeiro p 9-14.

Waitzberg, D. L. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica, 3º ed . São Paulo: Atheneu, 2000 vol 1.

Augusto, A. L. P.; Zuccaro, A. M. Terapia Nutricional. São Paulo: Atheneu, 1999.

 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack